>

 
× Para aceder aos conteúdos, faça login na sua conta.

Ainda não tem conta?
Registe-se


Títulos Disponíveis

Conselho Técnico-Científico

Autores

A Contabilidade Pública e a adoção do novo normativo (SNC-AP)

Volvidos que foram sensivelmente dezoito anos após a entrada em vigor do POCP, era expectável a sua alteração, o que veio a ocorrer com a aprovação do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) para as Administrações Públicas (AP) em setembro de 2015, aproximando-o do SNC empresarial e das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) emitidas pelo International Public Sector Accounting Standards Board. Com a entrada em vigor do SNC-AP a partir de 1 de janeiro de 2017, o POCP e os respetivos planos sectoriais serão revogados. Deste modo, o setor público administrativo (SPA) - serviços não autónomos da administração central, regional e local, a segurança social e as entidades reclassificadas na administração pública, passará a reconhecer e a mensurar as suas operações e outros acontecimentos de acordo com o referencial SNC-AP. Mediante o exposto, deixamos 100 questões de escolha múltipla no sentido de auxiliar na preparação desta transição de normativo.


Capítulos



Autores Responsáveis

Carlos Manuel Pera Nunes
Professor adjunto convidado da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, onde leciona unidades curriculares na área da contabilidade, em cursos de licenciatura e de especialização tecnológica. Mestre em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Universidade do Algarve e detentor do Título de Especialista na área de Contabilidade e Fiscalidade (CNAEF 344). É Contabilista Certificado no Centro Hospitalar do Algarve EPE.
Maria da Conceição Correia Sequeira
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Assistente convidada da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, onde leciona Contabilidade de Gestão e Contabilidade Pública.