>

 
× Para aceder aos conteúdos, faça login na sua conta.

Ainda não tem conta?
Registe-se


Títulos Disponíveis

Conselho Técnico-Científico

Autores

Membros do Conselho Técnico-Científico do GC Learning:


Ana Isabel da Silva Aço Renda

Professora adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg), onde leciona desde 1992 nas áreas das turismo, ciências sociais, marketing e recursos humanos. É doutorada em Turismo pela Universidade do Algarve e investigadora nesta área, autora e coautora de diversas publicações. Atualmente diretora do mestrado em Turismo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve assumiu no período 2013-2015 as funções de diretora da licenciatura em Turismo desta instituição. Tem sido revisora de artigos científicos na área do turismo e do marketing, no âmbito de seminários e congressos e para revista científicas da área do turismo e da gestão. Como principais interesses de investigação destacam-se as temáticas relacionadas com perceções dos impactos do turismo, desenvolvimento turístico, qualidade de vida nos destinos turísticos e turismo rural.

Ana Lúcia Roçadas Santos

Contabilista Certificada e consultora fiscal de diversas empresas, instituições e pessoas singulares. Especialista em Impostos sobre o Rendimento pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Licenciada em Contabilidade e Auditoria. Pós-Graduada em Contabilidade e Finanças, em Direito das Empresas e em Direito Fiscal das Empresas. Formadora.

Saber mais
António Branco

António Sousa

Licenciado em Engenharia Mecânica (1986) pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Ciências Económicas e Empresariais (1995) pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e Doutor em Segurança e Saúde Ocupacionais (2014) pela Universidade do Porto. Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve desde 1991. Diretor do Mestrado em Segurança e Saúde no Trabalho da Universidade do Algarve.

Carlos Manuel Pera Nunes

Professor adjunto convidado da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, onde leciona unidades curriculares na área da contabilidade, em cursos de licenciatura e de especialização tecnológica. Mestre em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Universidade do Algarve e detentor do Título de Especialista na área de Contabilidade e Fiscalidade (CNAEF 344). É Contabilista Certificado no Centro Hospitalar do Algarve EPE.

Cátia de Sousa

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais. Doutorada em Psicologia. Docente na Universidade do Algarve. Investigadora no CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações). Coautora de diversas publicações no âmbito da Psicologia Organizacional, Multicultural e Gestão de Recursos Humanos.

Cláudia Almeida

Docente e investigadora na Universidade do Algarve. Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro. É autora e coautora de diversas publicações. Assumiu no período 2009-2013 as funções de diretora do Curso de Turismo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

Saber mais
Cláudia Henriques

Docente e investigadora na Universidade do Algarve. Doutora em Economia. Autora e co-autora em diversas publicações no âmbito da Economia do Turismo e Turismo Cultural.

Cristina Gonçalves

Licenciada e mestre em gestão. Professora na Universidade do Algarve onde leciona as temáticas de contabilidade financeira e ética profissional. É contabilista certificada e autora de diversas publicações.

Ezequiel Pinto

Licenciado em Dietética pela Universidade do Algarve, mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e doutor em Medicine & Biosciences pela Cranfield University, em Inglaterra. É docente da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) desde o ano letivo de 2004/2005. Atualmente, é diretor do curso de licenciatura em Dietética e Nutrição e presidente do Conselho Pedagógico da ESSUAlg. É membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas. As suas áreas de interesse e investigação são a Epidemiologia Nutricional, Bioestatística, Nutrição no Desporto e Nutrição na Diabetes Mellitus tipo 2.

Fernanda Pereira

Docente no Instituto Politécnico de Beja. Mestre em Ciências Económicas e Empresariais. Detém uma Pós Graduação em Administração Pública e Desenvolvimento Regional e especialização em Corporate Finace and Venture Capital Program. É gestora de Projetos com certificação IPMA nível D. Certificado Internacional IPMA/POGEP.

Fernando Marques

Gabriela Gonçalves

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações e PhD em Ciências Psicológicas. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade do Algarve onde exerce funções de docência, gestão e investigação. É docente em Métodos e Técnicas de Investigação desde 2002 e os seus interesses de investigação são no âmbito da cognição social e interações sociais e do comportamento organizacional. É membro do Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics.

Irene Cardoso

Licenciada em Enfermagem e Gestão Financeira pela Universidade do Algarve, Doutora em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, na área dos Sistemas de Informação em Saúde. Pós-Graduação em Gestão e Administração em Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Investigadora do ISEG, Business School da Universidade de Lisboa. Autora do livro ?How Organizational Stakeholder Commitment ensure IS/IT Benefits: An Analysis based on the Theory of Technological Frames?. Deutschland/ Germany: LAP Lambert Academic Publishing. Autora de vários artigos publicados e apresentados em conferências na área de Sistemas de Informação. Revisora de artigos científicos em várias conferências na área de Sistemas de Informação e Gestão. Experiência como docente no ensino superior. Interessa-se pelo Planeamento Estratégico e Implementação de Sistemas de Informação; Sistemas de Informação na Saúde; Gestão de Recursos Humanos; Gestão; Comportamento Organizacional; Ética / Ética Empresarial; Ensino / Formação na área da Enfermagem / Saúde e Metodologias Qualitativas de Investigação.

Jacinta Fernandes

Joaquim Santana Fernandes

Docente na Universidade do Algarve. Contabilista Certificado. Doutor em Administração de Empresas. Coautor de diversas publicações no âmbito da contabilidade financeira.

José Rodrigo Guerreiro

Luís Coelho

Professor na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Director do Sector das Pós-Graduações, Director do Mestrado em Finanças Empresariais, Director da Licenciatura em Gestão de Empresas. É ainda membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora. É Licenciado em Economia e Mestre em Finanças Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e tem ainda o grau de Mestre em Investigação em Gestão pela Universidade de Cranfield e o grau de Doutor em Gestão, especialização em Finanças e Contabilidade, pela Universidade de Edimburgo. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas das finanças empresariais, mercados de capitais e contabilidade, tendo já publicado vários artigos científicos em revistas internacionais. É também autor do livro "The Aftermath of Chapter 11 Bankruptcy: a Comprehensive Analysis", pulicado pela editora Lambert Academic Publishing. É Vogal da Direcção da Ordem dos Economistas no Algarve, membro da Ordem dos Contabilistas Certificados, Presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro - Cruz Lusa e Vogal da Junta de Freguesia do Montenegro.

Luís Lima Santos

Professor Coordenador do Politécnico de Leiria. Contabilista Certificado. Doutor em Ciências Económicas e Empresariais. Mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais. Licenciado em Auditoria Contabilística. Autor de diversas publicações no âmbito da contabilidade financeira e de gestão.

Marisol de Brito Correia
Nelson Matos

Diretor de marketing. Docente e investigador na Universidade do Algarve. Doutor em Turismo. Especialista em marketing e publicidade. Publica com regularidade em revistas científicas.

Saber mais
Oliva Maria Dourado Martins

Doutora em Gestão, é Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Tomar. Leciona especificamente Unidades Curriculares no âmbito do Marketing e da Comunicação. E é investigadora do CIAEGT-IPT, tendo sido responsável anteriormente pela Área Científica e pela Coordenação de cursos no âmbito da Gestão.

Saber mais
Patrícia Rodrigues Quesado

Doutora em Ciências Económicas e Empresariais (Contabilidade) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade do Minho (Portugal) e licenciada em Administração Pública pela Universidade do Minho. É Prof. Adjunta da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Portugal, onde tem lecionado unidades curriculares a cursos de licenciatura e mestrado na área da Contabilidade de Custos e Contabilidade e Controlo de Gestão. Membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) e coordenadora do curso de pós-graduação em Contabilidade de Gestão e Estratégia Empresarial do IPCA. Membro do Conselho Editorial e Referee de artigos em distintas revistas científicas nacionais e internacionais. Membro do comité científico de distintos congressos/conferências/jornadas. É autora de publicações em capítulos de livros, revistas técnicas e profissionais, revistas científicas e de trabalhos de investigação académica apresentados em vários congressos nacionais e internacionais. Tem orientado alunos de estágio e mestrado e participado em júris de provas de mestrado, doutoramento e título de especialista. O seu trabalho centra-se fundamentalmente em duas linhas de investigação: No Balanced Scorecard em Organizações Públicas e Privadas e na Contabilidade de Custos e de Gestão.

Rita Fuentes Henriques

Possuí um doutoramento em Gestão pela Universidade de Lisboa e é professora assistente do Departamento de Gestão da ISEG Business School e investigadora do centro de pesquisa antecipada. Ensinou vários cursos sobre finanças corporativas, contabilidade financeira e de gestão, estratégia e análise de desempenho. Publicou dois artigos sobre a adoção de Normas Internacionais de Contabilidade focadas nas perdas por imparidade. Sua principal área de interesse de pesquisa é o estudo das relações entre as pequenas e médias empresas e o impacto em seu desempenho e estrutura de estratégias do ponto de vista inter-organizacional.

Rúben Miguel Torcato Peixinho

Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e Investigador do CEFAGE. Doutor em Gestão (Especialização em Contabilidade e Finanças) pela University of Edinburgh. Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais na área da Contabilidade e Finanças.